Vou viajar SIM

Para onde você vai?

Passaporte Mercosul
Documentação

Como fazer o Passaporte passo a passo!

O primeiro post desse blog, vem trazendo um tutorial que é crucial para jornada de um viajante. Veremos como funciona o processo para ter o tão sonhado passaporte.

Tirar o seu Passaporte é fundamental se você pensa em viajar para a Europa, EUA, Ásia ou qualquer outro destino fora da América do Sul. Para obter esse documento é muito simples e vamos tirar sua dúvida agora em nosso passo a passo.

Como fazer o Passaporte

Primeiro de tudo você necessita verificar se possui toda a documentação necessária, confira a seguir:

  • Documento de Identidade

Se a sua carteira de identidade tem a data de emissão em no máximo 10 anos ela poderá ser utilizada nesse processo, carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação dentro do prazo de validade ou carteira de trabalho. *obs: Caso você tenha alterado seu nome em questão de casamento, é preciso levar a certidão de casamento.

  • CPF

Caso o número do seu CPF constar no documento de identidade não é necessário apresentar o CPF original.

  • Certificação de naturalização

Caso você tenha outra nacionalidade e foi naturalizado no Brasil, é necessário apresentar o certificado.

  • Certidão de quitação eleitoral e/ou título de eleitor

É preciso apresentar seu título de eleitor, e certificar-se de que nele não hajam pendências, pois no momento da conferência dos documentos é realizada uma consulta da situação eleitoral do solicitante, caso você tenha extraviado seu título poderá também apresentar o certificado de quitação eleitoral, que está disponível no site do tribunal superior eleitoral  ou pode ser solicitado presencialmente em qualquer cartório eleitoral, basta apresentar um documento de identificação.

  • Outros documentos

Até pouco tempo era necessário apresentar  carteira do serviço militar para os homens, mas agora essa documentação não é mais necessária, pois é feita uma checagem no banco de dados e é verificada a sua situação, portanto antes de encaminhar o seu passaporte tenha a certeza que essa documentação está em dia.

  • Antigo passaporte para renovação

Caso você esteja realizando a renovação do seu passaporte, é necessário apresentar o passaporte antigo, caso ele não seja apresentado você terá a cobrança de taxas no valor dobrado.

Faça a solicitação no site da Polícia Federal

Não se assuste nessa etapa, o formulário é muito simples, apenas alguns dados pessoas serão solicitados. Para abrir o formulário clique aqui.

Formulário de solicitação do Passaporte
Formulário de solicitação do Passaporte

Depois de concluir essa etapa você receberá um número de protocolo da solicitação e também a guia de pagamento da taxa de emissão do passaporte.

Pague a taxa de emissão

Somente depois de realizar o pagamento da taxa “Guia de Recolhimento da União (GRU)” que será possível marcar o horário para atendimento pelo site da Polícia Federal. Se você pagar o boleto hoje devido a compensação bancária dele, somente amanhã se for dia útil que estará liberado o seu agendamento.

Marque seu horário para atendimento

Agora seu boleto já compensou e você está pronto para a próxima etapa. Acesse esse link, serão solicitados os seguintes dados pessoais: CPF, número de protocolo e data de nascimento, automaticamente será indicado para você as cidades e postos de atendimento disponíveis.

Marcar Hora
Marcar Hora

Compareça ao posto da Polícia Federal

Com alguns minutos de antecedência, compareça a unidade de atendimento da Polícia Federal selecionada no agendamento. Leve com você todos os documentos mencionados no início do nosso passo a passo, a guia de pagamento não é necessária, mas é sempre bom ter o comprovante em mãos caso ocorra alguma divergência.

O meu atendimento não demorou mais que 10 minutos, os horários são sempre respeitados, por isso em hipótese alguma chegue depois da hora marcada. O processo é dividido por: triagem inicial, coleta de impressões digitais e por último você irá tirar sua foto.

O prazo para o seu passaporte estar pronto é de uma semana, você deve receber um e-mail com o aviso.

Retirar o Passaporte

Compareça a polícia federal para retirar o seu passaporte após receber a confirmação, fique atento que o prazo máximo para retirada é de 90 dias, após esse prazo seu passaporte será cancelado.

A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário que iremos responder assim que possível, se preferir entre em contato com a PF pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *